Cia Queremos Saber
Artes do Corpo
Primeira Etapa – 2014
A primeira etapa do estudo partiu dos seguintes questionamentos: qual o papel do dramaturgista na dança contemporânea, já que este se diferencia da função de diretor? Qual o diálogo a ser estabelecido entre criador intérprete e dramaturgista? Como a mediação do dramaturgista junto ao criador intérprete deve ser estabelecida de forma que garanta a autonomia de quem cria a dança?
Para tanto, nessa fase inicial, em que as intérpretes buscavam seus temas, a atuação da dramaturgista foi a de desenvolver ações que contribuíssem para a criação do trabalho cênico. A preparação corporal foi orientado pela dramaturgista com intuito de desenvolver uma consciência do próprio corpo.
Desse questionamento resultou o espetáculo – 2 solos e 3 mulheres - uma reflexão sobre a dramaturgia onde foram apresentados no mês de novembro de 2014 no Teatro “Viga Espaço Cênico”, os seguintes solos:
Solo 1 – DE(S)VER – Inspirado na obra Grande Sertão Veredas e no conto A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa – Criadora intérprete Camilla Rodrigues.
Solo 2 – A PRIMEIRA DANÇA DENTRO DE OUTRAS DANÇAS inspirado nas obras Angélica Acorrentada, de Jean-Auguste Dominique Ingres e Guerreiro Chinês de Terracota – Criadora intérprete Paulina Alves.
Em 2016 a companhia retorna dando continuidade ao estudo sobre a dramaturgia da dança com foco na problematização sobre o corpo que dança e seu ambiente cultural.