Cia Queremos Saber
Artes do Corpo
Juntos podemos ampliar nossos conhecimentos
A Cia Queremos Saber_Artes do Corpo, iniciou a partir do questionamento, da dançarina e atriz Pin Nogueira, sobre algumas práticas que envolvem as artes do corpo (dança, teatro e performance) e
tem como objetivos ampliar, debater e multiplicar os questionamentos e conhecimentos acerca da profissão do artista que atua nas artes do corpo e também promover estudos sobre a rotina do processo criativo como, investigação sobre o tema a ser trabalhado, a preparação corporal, a criação artística e a apresentação. Criar um canal de comunicação com outros artistas, teóricos e público para uma troca construtiva e atualizada sobre a criação em especial na dança contemporânea, que não separa por categoria a arte, nem o conhecimento humano, pois tudo e todos se encontram no corpo. Um corpo singular, uma dança singular como visão do mundo.
Nasce uma Companhia
A Cia Queremos saber começou seus estudos em 2014, com o tema, “A Dramaturgia da Dança”.
A reflexão inicial parte do diálogo entre criador intérprete da dança contemporânea e o profissional que desempenha o papel de dramaturgista*.
Diante da polêmica sobre a função do dramaturgista na dança contemporânea, que permeia o meio artístico, a Cia tem interesse em querer saber mais sobre a atuação do profissional e suas intervenções no trabalho de dançarinos criadores intérpretes.
* Dramaturgista: profissional de dança que atua junto ao criador de dança, como um mediador e problematizador. Esse profissional tem função diferente do diretor tradicional, pois ele busca estabelecer um diálogo com o dançarino de forma a garantir a autonomia do mesmo na criação do seu trabalho.