top of page

A violência tem cura! Um mal desnecessário

Introdução

Vou tentar, neste texto, discutir os motivos de tanta violência e os efeitos que causa na nossa sociedade, e o tratamento dado pelos meios de comunicação, um dos poucos que têm o “poder” de mostrar os acontecimentos dos “fatos” do dia-a-dia. Confesso que não tenho a intenção de analisar ou criticar nenhuma mídia na sua especificidade, ou nenhum fato de importante relevância, não é esse o objetivo deste texto. Trata-se de uma reflexão e uma tentativa de sair do “lugar comum” daqueles que vivem da vigilância. Mantêm seus equipamentos em constante ”stand by”, para dar um “flash”, um “click” ou mirar seus holofotes no melhor ou pior dos fatos, para destacarem na sua página principal. Teríamos outra alternativa de conhecer o “mundo em que vivemos” a não ser pelo olhar daqueles que nos trazem as informações pelas visões apontadas nas lentes da mídia?

O Tripé responsável

Há pouco tempo a TV brasileira, com status de uma das maiores do mundo, comemorou 50 anos de existência. A cinquentona mais cobiçada, adorada e disputada do ano 2000, não poupou esforços em produzir mitos, e é copiada e referência para outros segmentos da comunicação. Leonardo Boff1 utiliza a palavra “mitomania” ou seja a “capacidade de inventar mitos, ou a mania de projetar interpretações mirabolantes da realidade”. A mídia cria mitos e fantasias incomensuráveis, a seu bel prazer, e enriquece espetaculosamente, hipnotizando o povo brasileiro.

1 BOFF, Leonardo - Saber cuidar. Ética do humano - compaixão pela terra. Cap V - A explicação da fábula-mito do cuidado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page